segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Reconstrução: Tiger I - Escala 1/25 (Early Version) - PARTE 2

O Tiger I continua em reconstrução. Já tem numeração lateral na torre e vários retoques de pintura foram dados. O numero na torre "211", para quem não sabe significa (de trás para a frente): 1º tanque da 1ª secção, da 2ª companhia. Neste caso do batalhão de tanques pesados 502, ou seja a Schwere Panzer-Abteilung 502, da Wehrmacht - Setembro de 1943 - Frente Leste.

A história da Schwere Panzer-Abteilung 501: Esta unidade foi a primeira a receber os Tiger I, ou  Panzerkampfwagen VI Ausf. E. Combateu na frente Leste e foi uma das unidades de tanques pesados de maior sucesso: http://en.wikipedia.org/wiki/502nd_Heavy_Panzer_Battalion
Mamute - Simbolo da Schwere Panzer-Abteilung 502
Foi nesta unidade que combateu o celebre Ás Panzer, Otto Carius: http://en.wikipedia.org/wiki/Otto_Carius

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Reconstrução: Tiger I - Escala 1/25 (Early Version)

Trata-se de um modelo comprado em 1989 na Feira da Ladra em Lisboa. Não me lembro quanto me custou, mas penso que foi cerca de 2.000$00 (no tempo de escudos)... É um modelo da Tamiya à escala 1/25 e motorizado com comando por fio.

O Tiger até estava razoavelmente montado, até talvez melhor do que o meu standard na altura, no entanto estava mal. Estava amarelo com riscos verdes, parecia um leopardo. Não tinha efeitos tipo washes, pincel seco, etc. Só mesmo a pintura. Assim, passado uns anos decidi repintar para o tornar melhor. O resultado foi uma grande borrada... Acabou por ficar uns 15 anos a apanhar pós até que um dia resolvi mete-lo a andar. Recuperei a motorização e o sistema eléctrico. Recolei algumas peças e ficou a andar (mas não limpei o pó...). Mas ficou assim. Em Dezembro de 2011, decidi melhorar e tanta camada de tinta e pó, só podia resultar mal.

Assim sendo nunca foi acabado. Penso que agora será desta. Em Maio de 2012 foi tomar um banho de Mistolim e a maior parte da tinta desapareceu (algumas peças também...) Então Em Outubro deste ano voltei, após uns meses de "descanso" destas andanças do modelismo, a pegar nele. Será que é desta?

Como ele estava antes, após anos a apanhar pó e após a minha 1ª tentativa de o repintar: